Segundo a CARVERTICAL um em cada sete veículos elétricos usados tem os kms adulterados!
Comprar um carro usado deve ser emocionante, mas a falta de transparência no mercado de veículos usados é frustrante. Isso não mudou com o aumento do predomínio dos veículos elétricos. Embora muitas pessoas estejam a mudar para carros elétricos para reduzir emissões, custos de funcionamento e manutenção, um estudo da carVertical mostra que os veículos elétricos ainda estão sujeitos a vários golpes, incluindo a fraude no odómetro.
Os carros elétricos podem ter a quilometragem adulterada tal como qualquer outro carro!
Os veículos elétricos são o futuro, à medida que as pessoas começam a preferir a condução silenciosa e neutra em CO2 em vez de combustíveis fósseis e motores ruidosos. Embora os governos estejam gradualmente a retirar os benefícios de possuir um veículo elétrico, os carros elétricos são muito mais fáceis de manter e, ao mesmo tempo, tecnologicamente mais avançados do que os veículos a diesel e gasolina.
Infelizmente, qualquer veículo elétrico pode ter a quilometragem adulterada, eles usam os mesmos odómetros digitais que qualquer outro veículo. De facto, os odómetros digitais são muito mais fáceis de adulterar em comparação com os mecânicos encontrados em veículos mais antigos.
De acordo com os dados recolhidos pela carVertical, 15,6% de todos os veículos na Europa têm quilometragem adulterada. A quota de veículos elétricos com quilometragem adulterada é semelhante, 13,4% de todos os carros elétricos tiveram os seus odómetros alterados. Isto sugere que os compradores de veículos elétricos usados e de veículos a combustível fóssil enfrentam quase o mesmo risco de fraude na quilometragem.
4 em cada 10 veículos elétricos estiveram envolvidos num acidente!
Sabia que metade dos carros usados na Europa já esteve envolvida num acidente? 43,6% dos veículos elétricos usados também já tiveram acidentes, tornando os danos em carros elétricos quase tão comuns. Além disso, os veículos elétricos são principalmente utilizados como transportes urbanos, portanto, é provável que o número de acidentes aumente à medida que a frota de carros elétricos envelhece.
Os acidentes de trânsito podem ser ligeiros ou graves, resultando em deformações do chassis e da transmissão, corrosão prematura e danos nas baterias dos veículos elétricos. Muitos destes danos podem ser reparados, mas os packs de baterias defeituosos em carros elétricos devem ser substituídos para evitar escassez ou riscos de incêndio. Packs de baterias novos têm custos elevados, e alguns condutores tentarão vender os seus veículos como "livres de acidentes", para evitar a substituição, enganando os futuros compradores.
Retrocessos no odómetro escondem a verdadeira condição da bateria. As leituras do odómetro são ótimas para avaliar a condição de um carro. A maioria dos fabricantes de veículos elétricos oferece uma garantia de pelo menos 100.000 km para as baterias, no entanto, em média elas duram mais de 300.000 km.
A quilometragem de um veículo pode ajudar a determinar quanto energia resta na bateria. O problema é que não se pode depender apenas da leitura do odómetro, porque ela pode ser falsa e o computador da vida útil da bateria pode ser reiniciado. Os burlões podem ajustá-lo em minutos, o que significa que é necessário tomar precauções adicionais para garantir que um carro vale o preço pedido.
"Dependendo da capacidade, a substituição da bateria pode custar dezenas de milhares de euros ou até metade do valor do carro. Esta é a parte mais cara num carro elétrico, embora, em geral, os veículos elétricos sejam mais baratos de manter em comparação com veículos com motores de combustão interna", diz Matas Buzelis, especialista automóvel da carVertical.
Vendedores de carros usados podem obter mais dinheiro pelos seus carros adulterando a quilometragem, portanto, a fraude no odómetro não vai desaparecer tão cedo. Os burlões adaptam-se à nova tecnologia nos carros modernos, e as tendências mostram que eletrificar as frotas também não resolverá este problema.
Antes de comprar um carro usado não se esqueça de validar toda a informação com um relatório CARVERTICAL utilizando o nosso código de 10% desconto: MSR10
28/08/2023 por João Cruz
fonte:
Relatório Carvertical - Matas Buzelis